Anestésico Xylestesin 2% 1:50.000 - Cristália

Embalagem com 50 tubetes de plástico com 1,8ml cada. Cloridrato de Lidocaína com hemitartarato de Norepinefrina.

XYLESTESIN É UM MEDICAMENTO, SEU USO PODE TRAZER RISCOS, PROCURE UM MÉDICO OU UM FARMACÊUTICO. LEIA A BULA. MEDICAMENTOS PODEM CAUSAR EFEITOS INDESEJADOS, EVITE A AUTOMEDICAÇÃO: INFORME-SE COM O FARMACÊUTICO.

O Xylestesin 2% carpules é indicado para anestesia local em odontologia e pequenas cirurgias.

Hipersensibilidade aos anestésicos locais do tipo amida ou aos outros componentes da fórmula. A norepinefrina é contraindicada em pacientes com tireotoxicose ou doença cardíaca grave, particularmente quando a taquicardia está presente. Deve-se evitar o uso de norepinefrina em anestesias nas áreas do corpo supridas por artérias finais ou com comprometimento do suprimento sanguíneo como dedos, nariz, ouvido externo, pênis, etc.
Categoria de risco na gravidez: B
Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgiâo-dentista.

Dentistas que utilizam anestésicos locais devem ser conhecedores do diagnóstico e manejo das emergências que possam surgir da sua utilização. Equipamento de ressuscitação, oxigênio e outros fármacos para ressuscitação devem estar disponíveis para uso imediato. Para minimizar o risco de injeção intravascular, deve ser feita aspiração antes da solução de anestésico local ser injetada. Contudo, a ausência de sangue na seringa não assegura que a injeção intravascular será evitada. Deve-se ter cautela ao administrar lidocaína com vasoconstritor em pacientes com doença cardíaca isquêmica, choque grave, bloqueio cardíaco, função cardiovascular prejudicada ou doença hepática. Pacientes com doença hepática tem um risco maior de desenvolver concentrações plasmáticas tóxicas, devido a sua inabilidade de metabolizar normalmente os anestésicos locais. Se forem utilizados sedativos para reduzir a apreensão do paciente, doses reduzidas de Xylestesin® 2% com vasoconstritor devem ser usadas, já que os anestésicos locais, como sedativos, são depressores do sistema nervoso central, que em combinação podem ter um efeito aditivo. A lidocaína deve ser usada com cuidado em pacientes tratados com antiarrítmicos, como a tocainida, pois os efeitos tóxicos são aditivos, bem como em pacientes usando betabloqueadores, cimetidina e digitálicos. As soluções que contém norepinefrina devem ser usadas com extremo cuidado em pacientes recebendo inibidores da monoaminoxidase ou antidepressivos tricíclicos, pois podem provocar hipertensão ou hipotensão prolongada. O uso concomitante de fármacos contendo um vasoconstritor como a norepinefrina, com um agente betabloqueador adrenérgico (ex: propranolol, timolol) pode resultar em hipertensão dose dependente e bradicardia com possível bloqueio cardíaco.

Bloqueio: 1,5 a 1,8 mL.
Cirurgia: 3 a 5 mL.
Dose máxima permitida: 7 mg/kg (limite máximo de 14 carpules).
Se ocorrerem sintomas tóxicos leves, a injeção deve ser interrompida imediatamente.
Crianças: a dose deve ser individualizada de acordo com o peso e idade da criança. Não ultrapassar a dose máxima permitida de 7 mg/kg.
A dose deve ser reduzida em idosos, pacientes debilitados e em pacientes com cardiopatias e hepatopatias.
Registro ANVISA: 1.0298.0384-001-6.

APRESENTAÇÃO:

Solução injetável 20 mg/mL com norepinefrina 1:50.000.
Caixa contendo 50 tubetes de 1,8 mL.

COMPOSIÇÃO:

Cada mL contém:
cloridrato de lidocaína (equivalente a 17,3072 mg de lidocaína) 20 mg
hemitartarato de norepinefrina (equivalente a 0,02 mg de norepinefrina) 0,04 mg
veículo estéril q.s.p. 1,0 mL
Excipientes: edetato dissódico, bicarbonato de sódio, cloreto de sódio, metabissulfito de sódio, metilparabeno e água para injetáveis).
Observação: cada carpule de Xylestesin® 2% com norepinefrina contém 36 mg de cloridrato de lidocaína (equivalente a 31,153 mg de lidocaína) e 0,072 mg de hemitartarato de norepinefrina (equivalente a 0,038 mg de norepinefrina).

Itens Inclusos