Solução Injetável de Bicarbonato de Sódio 8,4% 10ml - Samtec
Solução injetável 84 mg/mL(8,4%), estéril e apirogênica. Caixas com 200 ampolas plásticas de Bicarbonato de sódio a 8,4% de 10 ml.
Você criará a sua própria lista e ficará disponível só para você.
Sua lista ficará disponível só para você.
Você criará a sua própria lista e ficará disponível para todos.
Sua lista ficará disponível para todos.
Tem certeza de que deseja remover o arquivo?
Registro no M.S. n°. - 1.5592.0003
MEDICAMENTO DE VENDA RESTRITA A PROFISSIONAIS CIRURGIÕES-DENTISTAS OU PESSOA JURÍDICA QUE PRESTE SERVIÇO ODONTOLÓGICO, COM REGISTRO ATIVO EM CONSELHO PROFISSIONAL.
Indicado para tratamento de acidose metabólica e suas manifestações. É indicado também para o tratamento de cetoacidose diabética, insuficiência renal, perturbações ácido básicas.
COMPOSIÇÃO:
Bicarbonato de sódio 8,4%
Cada mL contém:
Bicarbonato de sódio (D.C.B 01249)......................... 84 mg
Água para Injeção q.s.p. ........................................... 1mL
Conteúdo eletrolítico:
Na+................................................................. 1,0 mEq/mL
HCO 3¯ .......................................................... 1,0 mEq/mL
pH ........................................................................7,0 a 8,5 Osmolaridade............................................... 2000 mOsm/L
CONTRAINDICAÇÃO:
A solução de bicarbonato de sódio 8,4% não deve ser administrada em pacientes com alcaloses metabólicas ou respiratória, pacientes com perda de cloreto causada por vômito ou drenagem gastrintestinal; pacientes com hipocalcemia; durante a gravidez e em crianças menores de 2 anos.
ADVERTÊNCIAS E PRECAUÇÕES:
Um pequeno aumento na concentração de bicarbonato no sangue (4-6 mEq/L) é suficiente para diminuir a gravidade da acidose. O uso de doses excessivas de bicarbonato de sódio pode produzir alcalose (excesso de bicarbonato) causando tetania, que pode ser corrigida com a administração intravenosa de cálcio a 10%.
Deve-se levar em consideração a relação risco/benefício quando existem os seguintes problemas médicos: anúria ou oligúria, hipertensão, insuficiência cardíaca congestiva ou outros quadros clínicos com retenção de sódio ou edematoso.
Gravidez: categoria C
ESTE MEDICAMENTO NÃO DEVE SER UTILIZADO POR MULHERES GRÁVIDAS SEM ORIENTAÇÃO MÉDICA OU DO CIRURGIÃO-DENTISTA.
Uso pediátrico, idosos e outros grupos de risco:
O produto pode ser utilizado por pacientes com mais de 65 anos de idade desde que se observe as precauções comuns ao mesmo.
POSOLOGIA:
Adulto e criança:
A administração do produto deve ser feita exclusivamente sob orientação médica. Uso intravenoso. Adultos ou crianças maiores (em parada cardíaca): inicialmente 1 mEq/mL por kg de peso corporal, podendo-se repetir a dose de 0,5 mEq/mL por kg de peso corporal a cada 10 minutos. Adultos em acidose metabólica: 2 a 5 mEq/mLpor kg de peso corporal de 4 a 8 horas.
REAÇÕES ADVERSAS
Pacientes com insuficiência renal, ao receberem doses normais de bicarbonato, podem ter alcalose sistêmica expressa por irritabilidade, excitabilidade neuromuscular e tetania. O emprego de bicarbonato de sódio aumenta a produção de lactato, piora índice cardíaco e reduz a pressão arterial em pacientes com acidose lática.
Em dose excessiva pode causar edema com tendência a retenção de sódio. Alcalose com sintomas gastrointestinais consistindo em inapetência, náusea e vômito.
Em casos de eventos adversos, notifique ao Sistema de Notificações em Vigilância Sanitária - NOTIVISA, disponível em www.anvisa.gov.br/hotsite/notivisa/index.htm, ou para a Vigilância Sanitária Estadual ou Municipal.