Gutapercha para Sistema Reciprocante - VDW
Embalagem com 60 unidades.
Você criará a sua própria lista e ficará disponível só para você.
Sua lista ficará disponível só para você.
Você criará a sua própria lista e ficará disponível para todos.
Sua lista ficará disponível para todos.
Tem certeza de que deseja remover o arquivo?
Características Gutapercha para Sistema Reciprocante
RECIPROC®: É um sistema especificamente desenvolvido para a preparação do canal radicular com técnica reciprocante.
- Preparação do canal radicular com um único instrumento;
- Retratamento com material de enchimento Gutta-Percha e obturadores de pino de suporte com R25;
- Conveniência de uso único; Instrumentos estéreis, embalagens individuais;
- 3 tamanhos de instrumentos para canais curtos, médios e largos.
RECIPROC® só pode ser usado com movimentos recíprocos com um motor adequado para o efeito e com ajustes originais VDW RECIPROC®, por exemplo, VDW.SILVER® RECIPROC®, VDW.GOLD® RECIPROC®. A utilização de sistemas recíprocos de acionamento sem definições originais VDW RECIPROC® pode causar uma aplicação incorreta.
Devido ao seu design específico, o instrumento corta no sentido anti-horário, em modo recíproco. A parte funcional dos instrumentos é composta por Níquel-Titânio M-Wire®. Graças a um processamento térmico, este material é mais flexível do que as ligas tradicionais de NiTi, mostrando uma alta resistência ao enfraquecimento cíclico.
Composição
A parte ativa dos instrumentos RECIPROC® é fabricada a partir de Titânio com 54-57% de Níquel e respectivo balanceamento com Titânio. O cabo é fabricado com latão revestido (Ni). Somente nessa composição o material tem propriedades super elásticas em temperatura ambiente. A forma NiTi possui em sua superfície uma camada biocompatível de TiO2.
Indicações de Uso
RECIPROC®: Utilizada na preparação do sistema do canal radicular e revisão do sistema do canal radicular (eliminação de obturação com Gutta-Percha ou obturação com Gutta-Percha e pino de suporte).
Contraindicações
Em casos raros, após o canal estar preparado em 2/3 da extensão de trabalho com um instrumento RECIPROC®, se o instrumento de mão para determinação da extensão de trabalho só puder ser levado à extensão de trabalho em posição torcida, será necessário preparar um segmento liso com tamanho até ISO 15.
Se após a preparação do segmento liso o instrumento de mão de tamanho ISO 15 só puder ser levado à extensão de trabalho em posição torcida, isto indica que existe uma curvatura abrupta do canal na região apical.
Em tais casos, o uso de RECIPROC® para a preparação completa do canal da raiz está contraindicado, e a preparação do canal da raiz deverá ser terminada por meio de instrumentos manuais. Esta limitação vale também para os demais sistemas rotatórios de níquel-titânio.
Advertências
Desconhecido.
Precauções
Medidas Protetivas:
- Os instrumentos só devem ser usados por profissional qualificado, em consultórios de dentistas ou em clínicas.
- Os instrumentos RECIPROC® são instrumentos esterilizados, previstos para uso único na preparação e revisão de no máximo 1 (um) molar, e não devem ser reutilizados. Não é necessário fazer qualquer esterilização dos instrumentos.
- Após cada utilização do instrumento, deve ser realizada uma verificação do instrumento, a fim de detectar sinais de desgaste, como por exemplo: Torções, dobragem do instrumento ou arestas de corte danificadas. Caso necessário, descarte o instrumento e utilize um instrumento novo.
- Após no máximo 3 movimentos de bicada deve ser realizada uma limpeza das lâminas do instrumento em toda sua parte ativa, e uma limpeza do canal da raiz segundo o respectivo protocolo de limpeza.
- Os instrumentos RECIPROC® somente devem ser usados aplicando-se uma leve pressão. Se for sentida uma resistência no canal e o instrumento não avançar mais, o instrumento RECIPROC® deve ser limpo, o canal deve ser lavado segundo o respectivo protocolo, e em seguida deve ser testada a acessibilidade do canal por meio de uma lima C-PILOT® ISO tamanho 10. Em seguida, continuar com a preparação por meio de escovamento com um breve movimento lateral da lima. Se o avanço continuar difícil, ou ficar até impossível, será necessário preparar um segmento liso com limas C-PILOT® até tamanho ISO 15.
- É obrigatório o uso de lençol de borracha em todo procedimento operatório.
Instrução Passo a Passo
Preparo de um canal reto:
Escolha do instrumento RECIPROC® a usar: Na maioria dos casos, R25 será o tamanho adequado para o preparo do canal radicular. Consultando-se a imagem radiográfica inicial, será avaliado se o canal a tratar é eventualmente um canal estreito, médio ou largo.
Se na imagem radiográfica o canal estiver completamente invisível, ou apenas parcialmente visível: Evidência de um canal estreito = aplicação de R25.
Se na imagem radiográfica o canal estiver completamente visível:
- Aplicar de modo passivo um instrumento manual ISO tamanho 30 na extensão de trabalho. Se o instrumento alcançar de modo passivo a extensão de trabalho, isto será um indício da presença de um canal largo = aplicação de R50.
- Se o instrumento manual ISO tamanho 30 não puder ser introduzido de modo passivo na extensão de trabalho, aplique um instrumento manual ISO tamanho 20 na extensão de trabalho. Se o instrumento alcançar de modo passivo a extensão de trabalho, isto é indício de um canal médio = aplicação R40.
- Se o instrumento manual ISO tamanho 20 não alcançar de modo passivo a extensão de trabalho, isto é indício de um canal estreito = aplicação R25.
N.B.: “Modo passivo” significa que o instrumento pode ser introduzido diretamente na extensão de trabalho, por meio de pequenos e ligeiros movimentos para a direita e para a esquerda, mas sem um efeito de limagem.
Primeiro passo no caso de aplicação de R25:
Antes de uma instrumentação mecanizada com R25, deve-se avaliar, com base na imagem radiográfica inicial, a extensão do canal da raiz. Ajustar através do stop de borracha aprox. 2/3 da extensão avaliada.
Primeiro passo no caso de aplicação de R40 e R50:
Antes da escolha do respectivo instrumento RECIPROC®, determinar eletronicamente a extensão de trabalho fazendo uso de uma lima tipo C-PILOT® ou tipo K. Ajuste através do stop de borracha a extensão de trabalho.
Passos seguintes:
- Aplique um líquido de limpeza na cavidade.
- Introduza o instrumento no canal. Acione o interruptor de pedal ou a tecla de ligar/desligar do motor quando for alcançada a entrada do canal.
- Movimente agora o instrumento lentamente e com uma ligeira pressão no sentido apical, em vai-e-vem ou bicada. Deste modo, o instrumento pode avançar com facilidade no canal. A amplitude do movimento de bicada não deverá ultrapassar 3 mm.
Um movimento de bicada = um pick.
Caso necessário, a entrada do canal pode ser mais fortemente alargada no sentido coronal, por meio de movimentos de pincelada da lima. - Após 3 picks, realizar a limpeza do instrumento em situação interina.
- Limpar e desinfetar bem o canal.
- Verificar a acessibilidade do canal, por meio de uma lima tipo C-PILOT® ISO tamanho 10.
- Repetir os passos 3 a 6, até que sejam alcançados 2/3 da extensão de trabalho avaliada (assinalada pela posição do stop de borracha).
- No caso de uso de R25: Determinação eletrônica da extensão de trabalho.
No caso de uso de R40 e R50: Após a preparação do terço médio do canal, fazer um controle da extensão de trabalho inicialmente avaliada, por meio de uma determinação eletrônica da extensão. - Finalmente, repetir os passos 3 a 6 até se alcançar a completa extensão de trabalho.
- Determinação da dimensão da preparação apical (apical gauging) por meio da introdução de um instrumento de mão com um tamanho ISO imediatamente superior ao instrumento RECIPROC® que foi introduzido até à extensão de trabalho. Se o instrumento de mão puder ser introduzido até 1 mm antes da extensão de trabalho (ligeiro ajuste da retenção), mas sem passar mais além, não será preciso fazer qualquer alargamento adicional da região apical. Se o instrumento de mão puder ser introduzido até à extensão de trabalho, via de regra a preparação deverá ser finalizada com um instrumento RECIPROC® maior.
Limpeza, desinfecção, esterilização e descarte
A RECIPROC® é prevista para uma utilização única. Não se recomendam procedimentos de desinfecção, limpeza e esterilização. A reutilização da RECIPROC® pode aumentar o risco de contaminação cruzada e de ruptura.